Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2011

NOSSA PAROQUIA ACOLHENDO JESUS NOS ENCARCERADOS

A Paróquia Imaculada Conceição esta oferecendo à Pastoral Carcerária, iniciativa de Catequizar os presídios de Teresina: Penitenciaria Feminina e a masculina “Irmão Guido” Onde todos os sábados seis catequistas da paróquia estão envolvidos neste trabalho. Quem conhece a realidade dos presídios sabe como o ambiente é desfavorável a qualquer forma de formação continuada (superlotação, rotatividade, barulho, fedor, grades, etc.) No entanto cremos que lá tem também pessoas que querem conhecer, aprofundar, vivenciar a fé cristã. Mais ainda: pessoas que tem sede de Deus, procuram conforto espiritual, reconciliação, força para fazer um novo projeto de vida. Nós da Pastoral Carcerária nos sentimos enviados por Cristo e pela nossa Igreja Católica para oferecer esta assistência religiosa, como também outras igrejas e grupos religiosos se fazem presente neste mundo dos cárceres. Encontramos no cárcere uma grande diversidade religiosa. Embora nossa ação deve se dirigir a todos, católicos ou não, e em parceria com estes outros grupos religiosos onde for possível, precisamos dar uma formação específica para aqueles que querem se comprometer com Cristo no âmbito da Igreja Católica.

Durante a formação dos internos fazemos: Canto inicial;Oração inicial;Uma pequena partilha: como estamos?; Introdução do tema; Uma dinâmica que ajuda a se expressar e partilhar sobre sugerido para a semana; Avisos e canto o tema; Canto de aclamação da Palavra de Deus; Leitura orante do texto bíblico ( reflexão. meditação. Oração. Contemplação e avaliação); Compromisso de ação final.

Todas as quartas feiras as 19:00hs na nossa Igreja Matriz a equipe da pastoral carcerária em nossa paróquia prepara as os encontros de formação catequética e tratam de assuntos das necessidades dos(as) presidiários(as). Em vista de fazer um trabalho mais amplo, convidamos a todos que tem esta sensibilidade de ajuda ao próximo, que venham participar destas reuniões de quartas feiras.

(Pe. João Paulo)



Detentas participam de missa em homenagem ao Dia das Mães
04/05/2011

Missa pelo Dia das Mães
As detentas da Penitenciária Feminina de Teresina participaram, na manhã desta quarta-feira (4), de uma missa em homenagem ao Dia das Mães, celebrada pelo bispo Dom Celso José e pelo padre João Paulo, da Pastoral Carcerária.

Durante a celebração, Dom José pregou o amor e a liberdade e disse esperar que as detentas, possam estar livres dentro de poucos anos.

Algumas internas pronunciaram mensagens em homenagem às mães e manifestaram interesse em participar mais, de atos religiosos.

Após a celebração religiosa, as detentas receberam pequenas lembranças que foram adquiridas por religiosas da Igreja Católica. A gerente da Penitenciária Feminina, Geracina Olímpio de Melo informou que, além de assistência religiosa, as detentas recebem atendimento nas áreas de assistência social e educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário