Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

ENTREVISTA COM PE. JOÃO PAULO - Vigário Paroquial


                                      
1. APÓS TER PASSADO POR VÁRIAS PARÓQUIAS EM SEUS 18 ANOS DE PADRE, QUAL A AVALIAÇÃO QUE FARIAS EM SEU TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO?
R. A avaliação que faço é que nas paróquias onde passei, o povo de Deus tem muita sede de tudo relacionado a Deus e ao seu projeto e querem um grande bem aos padres pois sabem que eles quem os guia em direção a Deus, por isso sinto-me feliz em poder estar a serviço de Deus e de seu povo, tanto na administração dos sacramentos, como na formação bíblico, pastoral e humana, como em ajudá-los a trabalharem para poder terem uma vida mais digna e plena.

2. QUAL A PRIORIDADE EM QUE DESTES NO SEU TRABALHO SACERDOTAL?
R. Desde seminarista, mais intensificando como padre, no meu trabalho com o povo de Deus, tenho priorizado a área da promoção humana iluminado pela palavra de Deus e pela doutrina social da igreja quando se refere a prática da caridade e a opção preferencial pelos pobres, tendo em vista a miséria crescente na vida do povo de Deus.

3. O QUE FOI MAIS MARCANTE EM SEU SERVIÇO PELAS PARÓQUIAS EM QUE PASSASTE?
R. Todos os serviços em que fazemos tem um valor diferente de acordo de quem o vê.  Na minha visão no aspecto mais promocional, lembro-me de que em paróquias rurais em que trabalhei, me marcou muito o fato de ter recebido alimentos do governo do estado durante quatro anos, para ser distribuído a quem trabalhassem ou participassem de atividades comunitária, despertei para que moradores de quinze comunidades fizessem hortas ou roças comunitárias, e em paróquias urbanas incentivei para que ao menos participassem semanalmente da santa missa e de grupos pastorais e deu bom resultado. Também foi realizado em varias paróquias em que trabalhei, cursos profissionalizantes com entrega de certificados e enfim, em uma visão no aspecto mais pastoral, em quase todas as paróquias em que trabalhei, ajudei na criação de grupos de jovens, de pastorais sociais e para trabalhar com  famílias.

4. COMO PRETENDE DESENVOLVER SEU TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO NA PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO E SUAS ATIVIDADES EXTRA-PAROQUIAS?
R. Como afirmei no dia da minha posse na paróquia, estou determinado em trabalhar em comunhão com Pe. Edivar dando prioridade ao que a palavra de Deus no Domingo do dia 6 de fevereiro nos manda: “Repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aqueles que se encontram sem roupas...”(Is. 58,7), também celebrar a santa missa e confessar com muita freqüência em toda a paróquia, bem como, procurar fazer visitas nas casas dos 14 setores da paróquia. etc
Quanto as minhas atividades extra paroquiais, o Arcebispo D. Sergio da Rocha desde agosto me deu a nomeação de ser o padre que ficara sendo o capelão da Fazenda da Paz que hoje já tem três unidades terapêuticas de tóxico dependentes sendo ao todo 170 homens internos nestas fazendas onde duas são localizadas na zona rural de Timon – Maranhão (Terra da Esperança e Flor de Maria) e uma próximo ao povoado Cassimba Velha, zona rural de Teresina  (Luz e Vida). Todas as quartas feira vou para a Fazenda  “Luz e Vida”, nos sábados vou para a “Terra da Esperança” e nas terças feiras vou para a “Flor de Maria”. Lá eu confesso os que já fizeram a 1ª comunhão e os que não fizeram, estão sendo preparados para fazer, e eu apenas faço direção espiritual com estes. No final do encontro celebramos a Santa Missa que é o ponto culminante do dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário