Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de março de 2011

PASTORAL DA FAMILIA

Para entendermos o significado e a tarefa da Pastoral Familiar, primeiro precisamos compreender o que é família hoje. Longe de olhar com saudades para o passado da família, freqüentemente marcado por abusos de poder, discriminações, formas opressivas de relacionamento e até mesmo violência, mas, distante também de concebê-la como uma realidade retrógrada e irrelevante para o desenvolvimento da sociedade, a Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar propõe uma nova significação da família em nossa sociedade contemporânea. Contudo, isso deve partir de um novo modo de pensar essa realidade, que pode ser melhor compreendido com o conceito de cidadania da família, realidade que não diz respeito somente aos indivíduos, mas também a própria família como tal.

Afirmar a cidadania da família quer dizer reconhecer seu papel de sujeito na construção de uma nova sociedade e promover orientações de conduta inspiradas em critérios de solidariedade e de plena reciprocidade, características constituintes da família.

Família, fonte de vida e construtora da paz
A Pastoral Familiar, portanto, é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. Ela é o lugar onde mais se investe para o desenvolvimento de uma cidade, já que a família é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.

OBJETIVOS

Resumidamente, os objetivos da Pastoral Familiar consistem, inicialmente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.

A Pastoral Familiar parte da família real para a família do possível, sem perder de vista a proposta da família ideal, que é a família cristã, gerada a partir do sacramento do matrimônio e vivendo em forte unidade, harmonia e na gratuita e generosa solidariedade.

SUA IMPORTÂNCIA

O documento de Santo Domingo falou da “prioridade e centralidade da pastoral familiar na Igreja diocesana” (n.º 222). O Papa João Paulo II assim falou aos Bispos do Brasil:

“em cada diocese – vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero – o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente compensador, estará construindo, a médio prazo, a sua Igreja particular, à medida que der o máximo a uma Pastoral Familiar efetiva”.

Diríamos que a organização da Pastoral Familiar, em nível Arqui

diocesano ou paroquial, não é uma opção, é uma obrigação.

GRANDES DESAFIOS

O agente da Pastoral Familiar, enriquecido pelo magistério da Igreja, que lhe coloca em mãos quatro grandes documentos: Familiaris Consortio, Carta às Famílias, Evangelho da Vida e o Diretório da Pastoral Familiar, sabe que, sobretudo em nossa atual e global modernidade, precisa encarar três grandes desafios que constituem um verdadeiro programa de vida.

Ele se propõe a defender e a promover três colunas vitais:

• a dignidade da pessoa humana;

• o sacramento do matrimônio e

• a inviolabilidade da vida e da família.

Em nossa paróquia as reuniões da Pastoral da Familia são todas as segundas quartas feiras as 19:00 hs na Igreja Matriz e quem coordena é Sr Etevan Carvalho da Costa e Maria do Socorro e Silva com o telefone: (86)99378962

Nenhum comentário:

Postar um comentário