Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

PASTORAL CATEQUÉTICA




A Pastoral Catequetica de nossa paróquia tem como coordenadora a Maria Coração com telefone: 9497 2764 e tem com o vice coordenador o Lucas: 9417 4276

A catequese, que tem como finalidade “fazer com que alguém se ponha, não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo” (CT 5), está ao serviço da Palavra, da transmissão da Revelação.

Está é sempre um dom gratuito de Deus, no qual Ele se dá a conhecer à Humanidade, lhe mostra o Seu mistério, convidando cada pessoa a uma relação pessoal de amizade com Deus, com o Deus que quer salvar todas as pessoas. Este desígnio salvífico de Deus é dado a conhecer por palavras e gestos, que têm o seu ponto culminante em Jesus Cristo: mediador e plenitude da Revelação.

A catequese, como serviço eclesial de transmissão de fé, tem como missão dar a conhecer Jesus Cristo: a Sua vida, palavras, milagres e gestos. Aliás é Cristo o centro da catequese. “Tem que se dizer, portanto, que na catequese é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado — e tudo o resto sempre em relação com Ele; e que somente Cristo ensina; qualquer outro que ensine, fá-lo na medida em que é seu porta-voz, permitindo a Cristo ensinar pela sua boca”(CT 6).

A Mensagem de Cristo está presente na Igreja, que a guarda e transmite a cada geração, através da Sagrada Escritura e Sagrada Tradição, pelo que a transmissão da fé é um acto essencialmente eclesial. É a Igreja que guarda os documentos da fé, e todos eles são parte integrante das fontes da catequese, a saber: textos bíblicos, textos litúrgicos, escritos dos Padres da Igreja, formulações do Magistério, símbolos da fé, testemunhos dos santos e reflexões teológicas(Cf DGC 96).

Esta transmissão de fé há-de possibilitar o acesso e a assimilação da linguagem própria da fé, de dialogar com a cultura, dizendo qual é a fé em que se acredita, mas há-de ser capaz, sobretudo, de gerar uma nova cultura: uma cultura evangélica.

Preparação para a Primeira Eucaristia e Crisma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário