Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

PLANEJAMENTO PARA ASSEMBLÉIA DE PASTORAL PARÓQUIA


Aconteceu nos dias 25 a 27 de fevereiro passado a Assembléia Pastoral da paróquia Imaculada Conceição com todos os coordenadores setores das pastorais, onde, à luz das propostas concretas sugeridas pela Arquidiocese de Teresina sendo dedicado este ano de 2011 para ser o Ano da Caridade, foram feito encaminhamentos de ação em vista da Ação caritativa em nossa paróquia.

A Arquidiocese propõe que cada paróquia elaborarem um calendário local do Ano da Caridade em que defina o que ainda poderia ser feito na ação pastoral e evangelizadora para responder de modo mais eficaz aos desafios constatados neste sentido na Assembléia Pastoral decidimos fazer um planejamento de ação caritativa que abaixo iremos especificar.
  1.  O ano da caridade na Arquidiocese ainda propõe para as paróquias a formação de equipes de serviço social da caridade nas paróquias e nesse sentido, na nossa assembléia decidimos apoiar a criação do grupo dos vicentinos e reanimar a pastoral da criança para assim unirem-se com os grupos da “defesa da vida” e a legião de Maria buscando assim fortalecerem-se na sua ação de caritativa.
  2. A Arquidiocese propõe neste ano visitar asilos de idosos, a Assembléia de Pastoral decidiu que nossa paróquia assumirá uma missa mensal no abrigo de idosos S. Lucas nos quarto sábados de cada mês às 9:00 hs e também faremos providenciaremos transportes para que todos os meses aconteça uma missa dos doentes e idosos todos os segundos sábados de cada mês também as 9:00 hs na nossa Igreja Matriz.
  3.  A Arquidiocese esta  elaborando um projeto de um centro de atendimento a dependentes químicos e dar apoio às iniciativas existentes neste campo e para viabilizar esta ação, a paróquia esta disposta a montar uma equipe para participarem de uma formação diocesana com o intuito de criarem um núcleo paroquial do “Grupo Amor Exigente” que visa encontrar soluções para as famílias que sofrem com as conseqüências dos danos que o vicio das drogas trazem para a sociedade em geral.
  4. Enfim, a Arquidiocese também propõe para que este ano, aos um levantamento dos desafios sociais existente na paróquia, que seja elaborado um calendário local de ações sociais e neste sentido, os delegados de nossa assembléia pastoral, bem conhecedores e conscientes da realidade dos principais problemas sociais dos setores de nossa paróquia, se propuseram a:

a)   Intensificação de visitas dos nossos padres nas casas das famílias mensalmente  nos setores da paróquia, com uma equipe de animação missionária, principalmente nas casas dos doentes e dos mais carentes de cada setor.
b)      Diante de muita água que está caindo dentro da igreja matriz durante as missas, faremos uma grande campanha de arrecadação de recursos para reformar o Teto da nossa Igreja que faz 14 anos que não foi substituído.
c)      Faremos uma campanha de materiais recicláveis nas capelas, e salões da paróquia, etc nos 14 setores da paróquia, no 1ª fim de semana de cada mês, a partir de maio, com a parceria do Movimento Emaús, que buscará esse material em seu caminhão para gerar renda para aqueles que trabalhão e uma forma de defender a natureza com os nossos ataques e agressões contra ela.  
d)      Em agosto faremos a semana da cidadania com a viabilização de cursos profissionalizantes no salão paroquial, distribuição de alimentos aos carentes e oferecer para a população de nosso bairro, na praça da Igreja, o caminhão da Justiça Itinerante.
e)  Todos os setores da paróquia participarão de uma campanha de prevenção da dengue fazendo uma limpeza nas ruas de tudo que pode acumular água e orientação nas casas para  também ser feito este tipo de limpesa em seus quintais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário